Actualmente, ainda podemos encontrar diferentes fases da Gestão de Recursos Humanos. Existem diferentes empresas, com diferentes necessidades, características, estratégias e graus de exigências e formalização.
Deste modo, diferentes empresas apresentam diferentes linhas de orientação para a Gestão de Recursos Humanos.
Existem quatro formas de linhas de orientação que uma empresa pode optar:
- A Gestão Administrativa de Recursos Humanos, onde não existe ninguém que tenha como principal função a preocupação com os recursos humanos, esta função é dada a colaboradores da área administrativa.
- A Gestão Funcional de Recursos Humanos, onde existe alguém que a sua principal função é os Recursos Humanos, ignorando a estratégia global da empresa.
- A Gestão de Pessoas por Processos, onde se relaciona os Recursos Humanos e a estratégia da empresa por processos: o recrutamento e selecção; a formação; a avaliação de desempenho; o sistema de recompensas; e o desenvolvimento de competências.
- A Gestão de Pessoas, onde há um departamento responsável pelo desenvolvimento das pessoas e que esta é o grande factor para a boa realização da estratégia da organização.
Maria José Sousa, Teresa Duarte, Pedro Sanches, Jorge Gomes , Gestão de Recursos Humanos: Métodos e Práticas , LIDEL (8ª edição)
Sem comentários:
Enviar um comentário