Bem vindo!!!

Somos alunas da UTAD, em licenciatura de Gestão.
Estamos a realizar este blogue no âmbito da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos, na tentativa de dar a conhecer/entender a importância da Gestão de Recursos Humanos.
Deixe os seus comentários.
Agradecemos a sua opinião.

Alcina Carvalho, Edna Porfírio, Liliana Martins, Rafaela Sousa, Stephanie Guerreiro

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Evolução da Gestão de Recursos Humanos



A história dos recursos humanos passou por três fases:





 
A maioria dos autores divide a evolução da GRH em três grandes períodos: Administração de Pessoal (fim do século XIX até aos anos 50/60); Gestão de Pessoal (início nos anos 60 até aos anos 80; Gestão de Recursos Humanos (que tem início nos anos 80).

O primeiro período compreende três fases: “direcção de pessoal”, “direcção das relações sociais” e “direcção das relações humanas”. Em termos gerais, este caracteriza-se por vários factores: incidência no controlo da disciplina no trabalho; respeito pela legislação; relações com os parceiros sociais e negociações contratuais; e nas questões de motivação/satisfação associadas à gestão das remunerações, à formação necessária à execução de determinadas tarefas e às promoções.

O segundo período, Gestão de Pessoal, caracteriza-se por uma visão mais generalista onde as actividades incidem essencialmente na motivação e satisfação das pessoas com o objectivo de minimizar os custos, sendo-lhe atribuídas responsabilidades como gestão do emprego, das remunerações, da formação, da duração do trabalho e do desenvolvimento de instrumentos de gestão específicos.

A Gestão de Recursos Humanos corresponde ao terceiro período da sua evolução. Este debruça-se, por um lado, numa visão estratégica da GRH e da sua integração na estratégia de gestão global da organização e, por outro, no desenvolvimento do factor humano enquanto factor de competitividade.

A partir dos anos 80, década onde surgiu a designação “Gestão de Recursos Humanos”, deu-se uma evolução desta designação, tanto a nível da importância como da intervenção na gestão das empresas.
Os Serviços de Pessoal, uma actividade operacional, não tinha uma visão para a gestão, mas sim para a parte administrativa, legal e de relações individuais e colectivas de trabalho.
A Gestão de Recursos Humanos como uma função de suporte à estratégia económica da organização, esta assume uma vertente orientada para a estratégia económica da empresa, onde aglomeram as pessoas com o resto factores de produção. Onde se assegura que os colaboradores são usados da forma mais correcta dentro da empresa e que recebem recompensas adequadas.
A Gestão de Recursos Humanos como uma actividade estratégica, surge na década de 90, demonstra que a estratégica económica está ligada à Gestão dos Recursos Humanos, uma necessita da outra para que sejam viáveis.
 


http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR4616d1583d0a5_1.pdf
http://prof.santana-e-silva.pt/EGI_grh/trabalhos_08_809/Word/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20GRH.doc.pdf
http://pt.scribd.com/doc/51404325/A-evolucao-da-Gestao-dos-RH-em-Portugal